terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sling e torcicolo congenita

Em uma das listas de mães de que participo, uma das mães mandou uma mensagem dizendo que o bb dela tem torcicolo congenita e perguntando se teria problemas usar o sling, porque havia sido recomendado que ela não usasse.

Outra mãe, que é fisioterapeuta, usuária e adepta do sling mandou a seguinte resposta:

Sou fisioterapeuta, e ADORO o sling!!

A sua fisioterapeuta talvez tenha associado com algum outro carregador de bebê e fez o comentário sem nem saber do que se trata...

Imagino que ela deva ter citado o problema de postura imaginando que o bebê fique "amarrado" com o sling, sem poder se mexer. Essa seria a única explicação para causar uma alteração postural... Mas, na minha opinião, isso só aconteceria se o bebê ficasse TODOS OS DIAS na mesma posição, por HORAS no sling, SEM SE MEXER!! Ou seja, como se estivesse engessado!

E, na prática, isso realmente não acontece. O sling permite que o bebê se mova... aliás, eu considero essa liberdade de movimento um estímulo para o desenvolvimento. Quando minha filha era recém-nascida, eu colocava ela de "barriga-com- barriga" no sling, e assim ela foi aprendendo a ter controle cervical! Sozinha ela foi descobrindo como virar a cabeça de um lado para o outro quando estava cansada, e nunca reclamou da posição. Se não estivesse bom, tenho certeza que ela iria se manifestar.. . rs!

Vc disse que sua filha teve torcicolo congênito, né? Aqui vai a minha opinião (nunca li artigos científicos sobre o assunto, mas pela experiência considero assim): se vc souber estimular o movimento da coluna cervical dela enquanto está no sling, ele pode ser um aliado no tratamento! Por exemplo: colocar ela de frente para você e chamar a atenção dela para que movimente o pescoço para os lados. Para OS DOIS lados... (já foi o tempo que se tratava torcicolo congênito "forçando" o pescoço do bebê para o lado que ele não ia...)

Se vc quiser, pode sim usar o sling, desde que vc e sua filhota estejam à vontade com ele!!

Marieli Rossoni Marcioli
Fisioterapeuta
Mãe da Fernanda (5 meses)

Nenhum comentário: