terça-feira, 14 de junho de 2011

Blogagem sobre o mamaço

Dia 5 de junho foi comemorado em todo o país o dia do Meio Ambiente. E viva a natureza. Neste mesmo dia, eu e centenas de outras mulheres comemoramos e homenageamos o meio ambiente da forma mais natural que pudémos: amamentando. Um ato natural, instintivo, mas que tem sido tão banalizado, que mereceu um evento a parte neste dia tão especial.
Aqui em Curitiba, fomos cerca de trinta casais com seus filhos mais velhos, bebês, sobrinhos, amigos, e um lindo casal gestante, reunidos em torno de uma atitude que, acreditamos, ser transformadora: amamentar em público.
E fomos abençoados pela Mãe Natureza com um lindo dia de sol e céu azul (coisa rara nos finais de semana de Curitiba). Nosso encontro, chamado de " Mamaço Nacional: Curitiba contou com a presença de várias equipes da imprensa local que, assim como nós consideram a amamentação uma atitude importante e, viram nosso movimento como revolucionário.
Há alguns anos, muitas mulheres quimaram seus sutiãs pelo direito de ter uma vida igual a vida do homem, com direito a voto e trabalhar fora. Foi uma atitude com interpretações tão distorcidas que hoje acumulamos o trabalho doméstico e o trabalho remunerado, além da maternidade.
Há menos de uma semana, nos reunimos em praça pública para queimar paninhos! Para mostrar ao mundo que estamos dispostas a enfrentar todos os olhares maliciosos e preconceituosos para garantir o que há de melhor para nossos bebês, sem paninhos no rosto do bebê, sem sugestões ridículas como "vá amamentar no banheiro", sem olhares de reprovação. Simplesmente alimentar nossos bebês, alimentar de leite, alimentar de calor, alimentar de amor.
Nós da Carinho de Pano apoiamos esse movimento tão importante porque acreditamos que a amamentação prolongada garantirá futuros cidadãos mais saudáveis, fortes de defesas físicas e emocionais, capazes de olhar de forma acolhedora o mundo em que vivemos.
Aqui vão algumas fotos do nosso Mamaço e a lista de pessoas queridas que, ao nosso lado, apoiaram esse movimento.



















Imagens:Emi Photo Art

Um comentário:

Juliana disse...

Lindo o post, lindas as fotos! Pena que a única que apareço só com meu bebê estou toda escabelada! hehe :)