sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Conceito da Continuidade


O Conceito da Continuidade
Segundo Jean Liedloff, o conceito da continuidade se refere à idéia de que, para alcançar um ótimo desenvolvimento físico, mental e emocional, os seres humanos —especialmente os bebês— necessitam viver as experiências de adaptação que são básicas para nossa espécie no processo de nossa evolução. Para um bebê, estas experiências necessárias são:

Contato físico permanente com a mãe (ou outro parente familiar ou responsável) desde o nascimento.

Dormir na cama dos pais com contato físico permanente até que o bebê decida o contrário por si mesmo, o que ocorre por volta dos dois anos..

Amamentar em Livre Demanda.

Permanecer constantemente no colo ou junto ao corpo de uma pessoa até que o bebê comece a se arrastar ou engatinhar por si mesmo, o que acontece em torno dos 6-8 meses.

Dispor de pessoas que atendam as necessidades do bebê (movimentos,choros, etc.) sem julgá-lo ou negligenciá-lo.

É importante levar em conta que o bebê não deve ser o centro de atenção o tempo todo, mas ele deve sentir que suas necessidades serão atendidas.

Fazer o bebê sentir e aumentar suas expectativas baseando-se que ele é um ser social e cooperativo inato, ao mesmo tempo incentivar seu forte instinto de auto-conservação. Também é básico que o bebê sinta que é bem vindo e levado em conta.

Os bebês cujas necessidades contínuas são satisfeitas desde o começo, através da experiência de receber “colo” desenvolvem uma grande auto estima e são muito mais independentes que aqueles que foram deixados chorando sozinhos, com medo e que se tornam “manhosos” ou muito dependentes.


(Livre tradução, Lislie)

Nenhum comentário: